Câmara Municipal de São Roque do Canaã

Ir para o conteúdo [1]

Nossa História

Os primeiros colonizadores foram imigrantes italianos que desceram o vale do Canaã no século XIX, entre 1837 e 1880, fundando um povoado às margens do Rio Santa Maria e Rio Doce. Devido a aspectos da sua cultura, celebraram o nome do povoado de São Roque, santo protetor das doenças. Em 1883 criaram um oratório, onde se encontra erguida hoje, a Igreja Matriz. A paróquia, no entanto, somente foi criada oficialmente no dia 16 de agosto de 1953.

Igreja Matriz de São Roque do Canaã - Foto: Paróquia de São Roque do Canaã

Depois de muita luta e já com a imigração alemã, desenvolveu o comércio agrícola e pequenas indústrias. Durante 120 anos era distrito de Santa Teresa, colaborando para o crescimento de toda a região Central-Serrana do Espírito Santo. Em 1995, desmembrou-se do município de Santa Teresa.

A cidade limita-se ao norte com Colatina, ao sul com Santa Teresa, a leste com João Neiva e a oeste com Itaguaçu. É cortado pelos rios Santa Maria do Rio Doce – que corta Santa Teresa, São Roque do Canaã e deságua em Colatina no Rio Doce – Rio Santa Júlia – Mutum e seus afluentes. Esses rios, sendo de montanhas formam diversas cachoeiras, merecendo destaque a Cachoeira do Dada e a do Melotti, entre outras.

Datas Importantes:

  • 02 de dezembro de 1982: através da lei estadual no 137/81, o povoado de São Roque passa a ser distrito de Santa Teresa.
  • 25 de junho de 1995: é feita a consulta plebiscitária conforme determina o Decreto Legislativo no 02/95.
  • 15 de dezembro de 1995: através da lei estadual no 5147, publicada no Diário Oficial de18 de dezembro de 1995, é criado então, o município de São Roque do Canaã.

Aspectos geográficos:

Alguns dos aspectos geográficos de São Roque do Canaã: Pedreira de São Bento, Cachoeira do Dada e do Melotti, São Pedro e outras, além de possuir várias grutas.

Pular para o conteúdo